Meio Ambiente

Nível do Rio Acre recua, mas ultrapassa cota de transbordamento

Nível do Rio Acre recua, mas ultrapassa cota de transbordamento


Após uma semana de aumento contínuo no nível do Rio Acre, o nível do rio que cruza a cidade de Rio Branco apresentou uma leve redução, de apenas 7 cm, recuando para um nível de 15,75 cm na manhã desta terça-feira (18), de acordo com último Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre.

A elevação do nível das águas, nas últimas semanas, ocorre devido à onda de cheias que avança pelo rio e seus afluentes. A situação se mantém preocupante desde o dia 10 de março, quando o rio que corta a cidade de Rio Branco ultrapassou a cota de transbordamento, de 14 metros. A capital do Acre registra inundações há mais de uma semana.

De acordo com a Defesa Civil do município, mais de 23 mil pessoas foram impactadas pelo aumento do volume das águas. Cerca de 400 estão abrigadas em locais temporários, e mais 800, desalojadas.

Um terço dos atingidos está na zona rural. A prefeitura de Rio Branco está fornecendo transporte de graça para as comunidades afetadas pela cheia dos igarapés Belo Jardim e Redenção. Muitos moradores estão isolados, com dificuldade para se deslocar entre as áreas, e sem acesso a serviços essenciais, como saúde, educação, além do comércio.

Na estrada do Quixadá, as plantações de mandioca estão submersas, o que obrigou os produtores a realizarem colheitas emergenciais. De acordo com a Secretaria Municipal de Agropecuária, metade da produção foi perdida. Além disso, a água retirada de poços em algumas localidades já se encontra imprópria para consumo.

Segundo o Sistema de Alerta Hidrológico, a situação não deve mudar logo, mas é provável que o nível do Rio Acre apresente alguma redução lenta até o início da noite desta terça-feira.


RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL